Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

Um Pouco de História da Enfermagem: Da Idade Média aos Nossos Dias


  As mulheres enfermeiras sempre existiram, desde tempos imemoriais, circulando de casa em casa, de cidade em cidade; cuidando de outras mulheres, crianças, idosos, enfermos, deficientes e pobres. Esses cuidados de enfermagem incluíam partos, assistência aos recém-nascidos, ensino de higiene, realização de curativos e oferecimento de apoio, entre outras atividades.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Anna Nery - Patrona da Enfermagem Brasileira

Anna Justina Ferreira é baiana, nascida na vila de Cachoeira do Paraguaçu em 13 de dezembro de 1814 (Séc. XIX). Em 1837, Anna Nery presencia o conflito da revolta da Sabinada (movimento de classes sociais, mais precisamente de militares e da classe média, por melhores salários e reivindicações de seus interesses, tomou força e caracterizou como um movimento separatista). Anna Nery pertencia a uma família da alta burguesia, casou-se aos 23 anos com o oficial da marinha, Isidoro Antônio Nery; Com ele, Anna Nery teve três filhos ( Isidoro Antônio, Pedro Antônio e Justiniano); Ficou viúva aos 29 anos, pois o marido morre por meningite, no Maranhão. Em 1864 eclode a Guerra do Paraguai (motivada por conquista de terras contra a Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai).

domingo, 15 de julho de 2012

Drogas Psicóticas

A cocaína (bezoilmetilecgonina) é o principal alcaloide extraído da folha da Erythroxylon coca, nativo e cultivado no altiplano andino da América do Sul. Principalmente na Colômbia, Peru e Bolívia;

Caso clinico - AVC

Esse trabalho foi importante para pormos em prática os nossos conhecimentos de técnicas semiológicas... Sigam...

A importância da avaliação nutricional e exames laboratoriais

O alimento fornece sustento e também possui um significado simbólico. Em todas as sociedades a alimentação não é apenas satisfação de uma necessidade fisiológica, mas, também, o critério de identidade de grupos, refletindo relações sociais e econômicas, formas de pensamentos e hierarquias de valores; A terapia dietética é frequentemente o tratamento principal para o controle da doença; Os exames laboratoriais são as medidas mais objetivas do estado nutricional.

Úlceras Vasculogênicas

As úlceras de membros inferiores são um problema mundialmente grave, sendo responsáveis por morbidade e mortalidade significativas, além de provocarem considerável impacto económico. Comentem, indiquem e sigam...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hipertensão

Hipertensão trata-se da pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos, e o mínimo (pressão diastólica) que se refere à acomodação do sangue nos vasos sanguíneos. O interessante deste trabalho é o mapa conceitual, ou árvore cronológica, que foi apresentado. Ajudem a divulgar o blog galera!!!

Hepatite B e C

Hepatite C - Estima-se que cerca de 3% da população mundial esteja infectada pelo vírus da hepatite C. Todos os que receberam transfusão de sangue ou seus componentes e os usuários de drogas podem estar infectados. Procedimentos odontológicos, médicos, tatuagem ou acupuntura também constituem fatores de risco.

Virginia Henderson - Teoria das Necessidades Humanas Básicas

Segundo Virginia Henderson os indivíduos possuem necessidades básicas que são componentes da saúde. Sua importância e valor são únicos a cada pessoa. Este foi um trabalho feito com muito carinho, pois é uma teoria de enfermagem que sigo! Espero que tenham gostado. Comentem e sigam... ;)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gigantismo X Nanismo

O crescimento nos seres humanos é um processo contínuo que se inicia antes do nascimento. Os primeiros dois anos de vida e a adolescência são marcados por um estirão no crescimento e desenvolvimento. Gente, comenta e segue...!!!

Atenção à Saúde no Nível Secundário e Terciário

A Atenção à Saúde é tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano, incluindo as ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. No SUS, o cuidado com a saúde está ordenado em níveis de atenção, que são a básica, a de média complexidade e a de alta complexidade. Essa estruturação visa à melhor programação e planejamento das ações e serviços do sistema. Não se deve, porém, considerar um desses níveis de atenção mais relevante que outro, porque a atenção à Saúde deve ser integral. Nem sempre um município necessita ter todos os níveis de atenção à saúde instalados em seu território, para garantir a integralidade do atendimento à sua população. Particularmente no caso dos pequenos municípios, isso pode ser feito por meio de pactos regionais que garantam às populações dessas localidades acesso a todos os níveis de complexidade do sistema. A prioridade para todos os municípios é ter a atenção básica operando em condições plenas e com eficácia. Trago para vocês neste trabalho a Atenção SECUNDÁRIA e TERCIÁRIA!! Beijin... ;)

3º Mandamento da Ética - Saber escolher

Vídeo feito com muito carinho, referente ao 3º mandamento da Ética, e de minha autoria... Ficou bem legal ;) Espero que tenham gostado e comentem... ^^

Cidadania & Politica

Galera, esse post é a reunião de um resumo que fiz para um trabalho de Ética abordando o tema Cidadania e Política e também a parte visual da apresentação oral. Espero que seja de grande valia, pois tirei uma ótima nota neste trabalho e na apresentação. É um tema muito bom e polêmico!!
Cidadana e política
View more documents from Amamosaenfermagem01
Cidadania & política
View more presentations from Amamosaenfermagem01
Comentem... ;)

Currículo Lattes, Entrevista e Dinâmica de Grupo

Este post é para quem tem dúvidas na construção ou do que seja um Curriculum Lattes (Plataforma Lattes). Esse trabalho foi solicitado pela orientadora da disciplina Enfermagem e Trabalho. Espero ter ajudado... Não esqueçam de seguir!! ^^

Psicologia Hospitalar X Psicologia da Saúde

Galeraaaaa...trago um trabalho realizado para a disciplina Psicologia da Saúde. Trago a Psicologia da Saúde X Psicologia Hospitalar. Espero que seja útil. Ah...não esqueçam de comentar, dar sugestão...é importante para a melhoria do blog!! Bjin... ^^

Profissão, cultura e farmacologia

Olá galera!! Estou postando um trabalho realizado para a disciplina Homem, Cultura e Sociedade; sobre profissão, cultura e farmacologia. Com essa apresentação tivemos uma oportunidade de entender melhor o que é Trabalho e sua origem, a importância de respeitar e conhecer a cultura de cada cliente que formos atender e como orientar e explicar aos clientes o uso dos fármacos prescritos.
Profissão
View more PowerPoint from Amamosaenfermagem01
Espero que gostem... comentem!!! ^^

terça-feira, 10 de julho de 2012

A História de Florence e a sua relação com a Enfermagem atual.

Florence Naghtingale foi a mulher que desafiou a sua família para estudar a arte de cuidar, abandonando todo o seu conforto e sua riqueza para cuidar do próximo. Sempre interessada pela Enfermagem, durante a Guerra da Criméia integrou o corpo de Enfermagem britânico como Enfermeira-chefe do exército, em Scutari, Turquia. Durante a guerra constatou que a falta de higiene e a presença de doenças matavam grande parte dos soldados hospitalizados por ferimentos. Assim desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar que a tornou conhecida em toda a frente de batalha, consagrando a assistência aos enfermos em hospitais de campanha. Suas reformas reduziram a taxa de mortalidade e voltou famosa da Guerra e logo passou a batalhar pela reforma do sistema militar de saúde. Aproveitem, deixem seus comentários e me sigam ;)